segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E REEDUCAÇÃO ALIMENTAR E PORQUE O SAL EM EXCESSO FAZ MAL À SAÚDE.


O SAL SERÁ QUE ELE É REALMENTE PERIGOSO PARA A SAÚDE? DESCUBRA A SEGUIR!

Ele é conhecido como o principal vilão da saúde do coração, já que a hipertensão é causada, geralmente, por excessos de alimentos ricos em sódio na alimentação. Entretanto, não se pode apontar o alto consumo de sal como o único causador da pressão alta, porque ele também é importante para manter o equilíbrio do organismo. Fatores como estresse, sedentarismo, tabagismo, obesidade e alcoolismo também podem ser tão perigosos quanto o abuso de cloreto de sódio.
Apesar de ser um dos grandes vilões da pressão alta (junto com a obesidade, o sedentarismo e o estresse), o sal, ou cloreto de sódio, tem um papel importante na alimentação humana.
Atua na transmissão dos impulsos nervosos, participa das contrações musculares, do equilíbrio e da absorção de nutrientes pelas células. É necessário ingerir diariamente 2g de sódio para o bom funcionamento do metabolismo e das funções vitais. É o consumo em grande quantidade que faz do sal um inimigo da saúde, especialmente da pressão arterial. E isso acontece porque o sódio tem a propriedade de reter líquidos, o que é necessário para manter as células hidratadas. No entanto, as quantidades de água e sódio precisam estar em equilíbrio perfeito para que as funções celulares não sejam alteradas. O organismo consegue realizar esse processo, só que o excesso de sódio não fica na célula: vai para a corrente sanguínea. A consequência é que acaba provocando um aumento indesejado do volume de sangue, que faz com que a pressão dentro das artérias aumente. É como um rio que recebe uma quantidade de água além do normal e transborda. Porém, no caso de nossas artérias, o excesso não tem para onde ir e isso pode provocar seu rompimento ou sua obstrução, causando problemas como infarto e derrame, além de danos à própria artéria.
DICAS IMPORTANTES PARA FUGIR DO SAL
Ø  Evite (ou use pouco) os temperos industrializados, especialmente ketchup, mostarda, shoyu, caldos e molhos concentrados.
Ø  Fique o mais longe possível dos embutidos (salsicha, mortadela, linguiça, presunto, salame e paio), bem como de conservas (picles, azeitona, aspargo, palmito, etc) e enlatados (extrato de tomate, milho e ervilha).
Ø  Sempre que adquirir algum alimento industrializado, verifique na embalagem a quantidade de sódio. E isso não vale só para os salgados. Refrigerantes, por exemplo, costumam incluir quantidades consideráveis do mineral.
Eu indico para vocês esses dois programas que trabalha de maneira saudável e equilibrada o emagrecimento, "O em Forma em 10" e "Queima de Gordura Abdominal", que vai te mostrar de forma certa os alimentos que realmente ajudam a queimar gordura abdominal.
Em forma em 10 Click aqui para saber mais:  

Nenhum comentário:

Postar um comentário