quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Alimentação Saudável e Reeducação Alimentar e Como Prevenir Doenças com Qualidade de Vida


UMA TENDÊNCIA CRESCENTE NO BRASIL E NO MUNDO!

Não é novidade que a qualidade de vida que levamos afeta cada vez mais a nossa saúde. A correria do dia a dia, muitas vezes, impacta diretamente na forma como nos alimentamos na falta de prática de exercícios físicos e com o cuidado de nossa mente e bem-estar de maneira geral.

São diversos os números que comprova o quanto essas doenças hipertensão, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC), são nocivas para os pacientes: segundo dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), o número de hipertensos no Brasil deverá crescer 80%. Outros números igualmente assustadores apontam que 420 mil pessoas morrem, por ano, em consequência de AVC, segundo a Organização Mundial de Saúde; 300 mil brasileiros são vitimas de infarto e os males cardiovasculares são responsáveis por 1,2 milhão de mortes por ano no País.
Vou trazer para vocês, uma série de artigos, aqui no blog e, vídeos no youtube de como é possível prevenir doenças e melhorar sua qualidade de vida por meio de uma alimentação saudável e uma reeducação alimentar.

HIPERTENSÃO
Doença comumente conhecida como pressão alta, sendo caracterizada pelos níveis elevados e sustentados da pressão arterial. Pesquisa realizada pela (OMS), apontou que a doença arterial coronariana é a principal causa de morte em todo o mundo, com 17,3 milhões por ano e estimativa de que até 2030 serão mais de 23,6 milhões de óbitos relacionados à doença do tipo. A segunda maior causa de morte do mundo é também uma doença cardiovascular: o Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Fatores que podem estar associados ao desenvolvimento da doença, é tabagismo, obesidade, sedentarismo, estresse, ingestão exagerada do sal, hábito de dormir mal e do abuso do álcool, são alguns exemplos.

No entanto, segundo a SBH, estima-se que apenas 23% dos hipertensos controlam corretamente a doença. Além disso, um número maior (36%) sequer faz algum controle e (41%) abandonam o tratamento após uma melhora inicial no quadro de pressão arterial.
De certa forma, essa falta de cuidados com a saúde explica porque muitos pacientes acabam não tendo chance de vida contra um AVC ou um infarto do miocárdio por exemplo. Quem não se cuida e não segue o tratamento correto da doença acaba tendo que lidar com alterações da função do rim, hipertrofia do coração tendo a diminuição da sua função com consequente dilatação, além de maior risco para AVC, infarto agudo do miocárdio e insuficiência cardíaca.

A hipertensão é conhecida como ‘assassina silenciosa’. Qualidade de vida e controle de hábitos são dois aspectos fundamentais para o tratamento da hipertensão. Ter uma alimentação saudável e balanceada (o que significa um cardápio com poucas gorduras, frituras e adição de sal, diminuição do açúcar), praticar exercícios regularmente, ter um peso dentro da normalidade (com o índice de massa corporal –IMC – entre 19 e 24,5), não fumar, beber com moderação, dormir bem e ter atividades de lazer, ajudam a evitar o desenvolvimento da hipertensão.
IMC – Índice de Massa Corporal, cálculo é utilizado para medir o grau de obesidade de cada paciente, segundo os padrões internacionais definidos pela (OMS). Quem está em situação de obesidade ou sobrepeso corre o risco de sofrer com doenças como a hipertensão. O índice é obtido dividindo-se o peso, pela altura ao quadrado, e o resultado ficar entre 19 e 24,5.

Por fim, o doutor Figueiredo (médico coordenador do serviço de cardiologia e do comitê de ética do Hospital Lifecente), deixa uma dica para quem quer se prevenir da hipertensão e manter a saúde em dia: “jamais fume ou use drogas ilícitas. Beba com muita moderação. Fuja do sal e das gorduras. Fuja do açúcar. Pratique exercícios (sob orientação médica). Faça uma avaliação médica ao menos uma vez por ano. Dedique tempo para lazer. Curta sua família”. E para quem quer emagrecer com saúde indico um destes dois cursos, assistam as apresentações e decidam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário