segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Alimentação saudável e atividade física são a principal arma contra o colesterol ruim



Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 18 milhões de pessoas morrem todos os anos vítima das doenças cardiovasculares, causadas pelos altos índices do colesterol LDL, o colesterol ruim. O controle não exige sacrifícios impossíveis, de acordo com a Dra. Isabela Cabello Abouchedid, voluntária do Instituto Horas da Vida. “Para controlar os níveis de LDL e também do HDL, opte por uma dieta rica em gordura insaturadas e pobre em gorduras saturadas, ou seja, alimente-se com mais frutas e vegetais, peixe, frango ou carnes grelhadas ou assadas, coma alimentos ricos em fibras, como aveia e pães integrais, limite a ingestão de gorduras saturadas, como ovos e fígado, utilize derivados do leite pobres em gordura como leite e iogurte desnatados e evite frituras”, ensina.
Quando os exames mostram resultados muito alterados, a doutora Isabela afirma que é preciso o uso de medicamentos. “Altos índices de LDL constituem fator de risco para doenças ateroscleróticas (renais, cerebrovasculares e cardiovasculares)”, destaca, lembrando que é preciso estar sempre atento, já que o colesterol elevado não causa sintomas. “Ele é silencioso!”Faça exercícios!
A prática de atividade física, principalmente aeróbica, ajuda a reduzir as taxas de LDL e aumentar as taxas de HDL. Musculação, bicicleta, caminhada e natação são opções que cuidam do coração, ajudam a emagrecer e fortalecem a saúde. Mas antes de começar os exercícios, é importante procurar o médico para um check-up.

Nenhum comentário:

Postar um comentário